Símbolos da JMJ


A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

JMJ: Um sonho do coração de Deus


Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.
São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.
Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

Páscoa ' A Festa do Cristo Ressucitado'


Celebremos hoje, com alegria, a Ressurreição do Senhor, saindo da escuridão e da frieza do túmulo, do vazio da morte. Somos chamados a contemplar, com imensa alegria, a esperança de um novo Sol e de um eterno dia. Sejamos, pois, testemunhas fiéis da vitória da vida sobre a morte, na certeza de que em Jesus, ressuscitado dos mortos, encontramos a plenitude de nossa existência.

@ Campanha da Fraternidade 2013


Na noite do dia 22 de fevereiro de 2013, o Circulo Bíblico do Centro juntamente com o CatequizAR-TE , fez a celebração da CF 2013 na casa do Narieudes Lima , foi uma noite de troca de experiência e muito aprendizagem, e partilha de nossas ações e atitudes.

" Eis - me aqui, envia-me " 










# Agradecimento



Graças a Deus, deu tudo certo no Sopão de sábado no Itambé II. Um povo muito acolhedor e guerreiro, muito obrigado pela  participação de todos. Agradeço primeiramente a Deus e a Dona Fátima, que nos acolheu de braços abertos, e por ter superado suas dores e limitações pra nos ajudar, depois a Estephany Martins por ter me dado todo o apoio, depois ao Gabriel que mesmo doente deu sua contribuição, e a Andreza Matias e o Jardel por ter ido organizar os mantimentos pela manhã, e a  Mariana Martins que ajudou na entrega do sopão. Muito obrigado a todos que contribuíram para a realização desta campanha.  "OBRIGADO MEU DEUS".


Aldair Matias
Coordenador da equipe de mobilização social

Vigiai e Orai =)


O Vigiai e Orai, foi uma vigília que aconteceu no dia 8 de março de 2013 no salão paroquial, em comemoração aos 4 anos da existência da Pastoral de Arte e Cultura em nossa paróquia.
Noite de refletir , e rezar pela vocações e dons de nossos agentes pastorais. Contamos com a presença de todos os articuladores que passaram pela Pastoral de Arte e Cultura: Narieudes Lima, Camila Morais, Rayanne Ângela e atualmente Arianne Rocha.
Pastoral de Arte e Cultura " Evangelizando com ardor missionário".





I Retiro de Jovens CatequizAR-TE

O I Retiro de Jovens CatequizAR-TE, foi realizado nos dias 9 a 13 de fevereiro de 2013 na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Inocência, na localidade de Pedreiras Distrito de Caucaia. 
O tema era ' Jovens: Protagonistas da civilização do amor', contamos com a participação de missionários que ponderam dar sua contribuição numa rica troca de experiência. Foi momento forte para iniciarmos a vida missionária em Cristo Jesus.











@ Aniversariantes



No dia 27 de fevereiro o CatequizAR-TE, celebrou o dom da vida dos nossos irmãos . Pois celebrar a vida é uma dádiva concedida por Deus , e é bom está reunindo em nome de Cristo Jesus para comemorar mais um aniversário.
22 de janeiro - Jorge  Melo 
31 de janeiro - Arianne Rocha 
16 de fevereiro - Antonio Jardel e Bruno Martins 





Equipes de Missão


As equipes deveram ser escolhidas no “Pensando no CatequizAR-TE”, sendo escolhido um coordenador para está a frente de cada uma, lembrando ainda que todos os missionários devem participar somente de uma equipe no período de um ano., podendo cada um escolher ou ser convidados para as devidas equipes de missão. As devidas equipes pensam nas atividades das equipes e apresentar para todos, para serem aprovado, podendo acrescenta mais equipes de acordo com a necessidade.


Equipe de Comunicação: deve ficar responsável de criar e manter os meios de comunicação social, criar meios de comunicação, lembrar-se dos aniversariantes e registrar as ações do CatequizAR-TE.


Equipe de Finanças e Eventos: promover meio de captação de recursos, bem como pensar nos eventos realizados pelo CatequizAR-TE.


Equipe Litúrgico: responsável pela liturgia no dia do CatequizAR-TE, bem como na criatividade nos momentos solene da igreja.


Equipe de Mobilização Social: promover ações de cunho social para a sociedade.



Coordenação





A coordenação do catequizAR-TE é um mistério de amor e dedicação a missão de acompanhar e orientar os missionários na caminhada daquele ano, sendo confiado a ele um ano para animar e orientar o CatequizAR-TE, sendo escolhido ou convidado para assumir essa missão. Sendo composto por 2 coordenadores gerais e demais coordenadores de equipes de missão.  Tomando posse no “Pensando no CatequizAR-TE”.

Evangelização












    Assembleia do CatequizAR-TE (Com todos os que promovem a ação evangelizadora);
Pensando no CatequizAR-TE (Com os missionários para avaliar e planejar);
Gincana do CatequizAR-TE;
Aniversário do CatequizAR-TE ;
Retiros;
Missões.

Encontros



Os encontros devem acontecer semanalmente sendo um para formação e outro para ensaiar ou organizar alguma atividade do CatequizAR-TE.
·         Acolhida
·         Oração Inicial
·         Dinâmica
·         Leitura Bíblica
·         Pauta (Formação, Ensaio, Orientação...)
·         Avisos e Oração Final 


Missionários



São dois a mais meses o jovem entre 15 a 30 anos (CatequizAR-TE) ou de 9 a 14 anos (CatequizAR-TE Kids) faz a experiência de ser missionário do Reino de Deus. Após esse período o jovem é convidado a ser missionário do CatequizAR-TE, tendo como objetivo ser testemunho vivo do amor de Deus em nossas vidas, onde procurar ser exemplo de irmão da fé. Onde os coordenadores devem preparar um momento solene para os novos missionários e entrega-los o símbolo do CatequizAR-TE o “Cálice” (Broche)
Cada missionário é peça fundamental na construção da civilização do amor, buscando sempre resgatar a família do missionário para ser mensageiro da boa nova junto ao Projeto permanente “CatequizAR-TE em família”. O Perfil do missionário é: ler a bíblia diariamente, rezar o terço pelo menos uma vez na semana, participar da missa dominical, confessa – se uma vez ao mês, jejuar na quaresma e conforme a igreja pedir, e levar a boa nova a toda criatura do mundo inteiro.